Heróis da fé! parte 1

"Você NÃO VAI ACREDITAR no que esses HERÓIS DA FÉ fizeram para mudar o mundo!" Prepare-se para conhecer as histórias IMPACTANTES de pessoas que, com coragem, fé inabalável e ações que desafiaram tudo e todos, conquistaram o impossível! Esses heróis não são personagens fictícios, mas figuras reais que deixaram um legado que ainda ecoa no mundo todo! Quer saber como eles superaram desafios imensos e mudaram o curso da história? Não perca a chance de descobrir os segredos por trás dessas trajetórias! Clique agora e se surpreenda com a força desses heróis da fé que você precisa conhecer!

Estudo baseado em Hebreus 11. Vamos passear pelas Escrituras, trazendo histórias de homens que geraram grandes impactos por meio daquilo que Deus fez através deles.

Este é um estudo que nos revela como Deus ama se relacionar com o ser humano mesmo após a queda de Adão. De como Ele se envolve conosco em uma profunda aliança, firmada na verdade e no zelo.

Veremos Sua justiça, Sua graça, Seus juízos, Seu imenso amor através da vida desses heróis da fé.

Vamos lá!

Logo no inicio do capítulo temos uma bela descrição e apresentação de Deus como o criador de tudo, assim como acontece no livro de Gênesis. Não só isso, o primeiro verso nos apresenta o que é a fé!

Para nosso estudo, vamos destacar o verso 2.

Hebreus 11: 1-3

Heróis da fé:

Abel- A melhor oferta (Verso 4)

Abel, o segundo filho de Adão. Abel, como Gênesis destaca era um pastor de ovelhas (GN 4: 2).

Adão: Humanidade.

Curisiodades: Deus chamava tanto o homem como a mulher de Adão (Gn 5: 2). O nome Eva surge após a queda.

Abel que vem do hebraico Hebel, cujo significado é sopro.

A bíblia faz um grande destaca a oferta que Abel fez ao Senhor.

Gênesis 4: 4

Abel é o primeiro ser humano a ter o coração movido para ofertar ao Senhor. Caim faz o mesmo, porém, Abel oferta o que há de melhor em sua vida, reconhecendo a grandeza de Deus, cujo possivelmente ouvir falar através de seu pai, Adão. O escritor de Hebreus nos diz que tal ofertar fala até hoje, ou seja, mesmo após sua morte, a atitude de Abel foi tão grandiosa para Deus que ele é quem abre a galeria dos heróis da fé.

Abel nos revela que não importa a época, a situação, o que alguém fez, Deus sempre será digno do melhor que temos em nossas vidas. O Senhor não quer simplesmente as nossas ofertas, Ele é digno dela.

Acredite, nada que foi escrito, foi escrito por coincidência.

Abel, o homem da primeira oferta.

Enoque- Homem que andou com Deus (Verso 5):

Enoque, um homem cuja as Escrituras falam pouco de sua vida, mas, o pouco que sabemos já no serve de um grande exemplo de fé e como andar com Deus.

Enoque que vem do Hebraico Chanowk que significa dedicado.

O livro de Enoque, um texto apócrifo, descreve em mais detalhes a sua vida e ensinamentos, sendo uma fonte de interesse e debate entre estudiosos.

Enoque era filho de Jared e foi o pai do homem que mais viveu na terra: Matusalém- 969 anos.

Enoque é uma figura bíblica mencionada no Antigo testamento.

Gênesis 5: 21-24

Ele é conhecido por sua longevidade vivendo 365 anos antes de ser arrebatada, sem experimentar a morte. Sua história é enigmática e levou diversas interpretações místicas ao longo da história.

Enoque também é lembrado por andar com Deus e pela profecia de Judas 1: 14-15, onde ele é mencionado profetizando sobre o julgamento futuro de Deus.

Enoque agradou a Deus, como bem lemos, ele deu testemunho disso, ou seja, as pessoas da época sabiam da devoção e do relacionamento dele com Deus.

Enoque nos ensina que podemos ser profundamente íntimos de Deus, mesmo em tempos em que ninguém se importa com isso.

Noé- Homem cheio de graça (Verso 7)

Noé que vem do hebraico Noach, cujo significado é descanso.

Filho de Lameque, bisneto de Enoque. Pai de Sem, Cam e Jafé.

Noé foi o construtor da arca que salvou sua família da destruição do mundo que Deus enviou por meio do dilúvio; tornou-se o novo progenitor da humanidade, porque sua família foi a única sobrevivente do dilúvio.

Segundo a tradição bíblica, Noé foi escolhido por Deus para salvar a humanidade e os animais do dilúvio. O dilúvio foi um grande evento catastrófico que Deus enviou sobre toda a terra, exceto pela família de Noé e os animais que foram salvos na arca. Noé é conhecido por sua obediência e fé em Deus, e sua história nos ensina sobre a importância da confiança e da retidão. A arca de Noé é um dos relatos mais conhecidos da bíblia e é frequentemente usada como símbolo de proteção divina.

Noé, foi um homem reto diante um povo do qual Deus se arrependeu de criar. A depravação moral da época de Noé foi algo abominável.

Gênesis 6: 1-8

Noé seguiu o exemplo do bisavô e era um homem que andava com Deus.

Noé começou a construir a arca com mais ou menos 500 anos (Gênesis 5: 32) e entrou nela com 600 anos (Gênesis 7: 6). Foram 40 dias e 40 noites de dilúvio. Águas que vieram de cima e águas que vieram debaixo.

Noé e toda sua família ficaram 150 dias, cerca de 5 meses após o dilúvio cessar. Somente ele e sua família foram salvos.

Noé prefigurou aquilo que o próprio Cristo viria fazer. Trazer salvação para um mundo perdido no pecado.

Hoje, todos que se refugiam em Jesus são salvos como Noé, da morte espiritual que o pecado provoca.

Deus fez uma aliança com Noé de nunca mais destruir a terra com águas (Gênesis 9: 11). Deus restabelece a humanidade e dá as mesmas ordens que deu a Adão.

Noé planta uma vinha, fica bêbado e amaldiçoa um de seus filhos.

Noé morreu com 950 anos.

Abraão- O pai da fé (Versos 8-19)

Abraão que vem do Hebraico Abraham que significa pai de multidões.

Filho de Terá, fundador da nação judaica, patriarca.

Na narrativa bíblica, Abraão é conhecido por sua fé em Deus e por sua obediência ao Seu chamado. Ele é considerado o pai da fé no Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo, sendo uma figura central nessas três grandes religiões. O próprio Deus fez uma aliança, prometendo-lhe uma descendência numerosa e uma terra para habitar.

Gênesis 12.

Abraão é um exemplo de confiança em deus e de submissão á Sua vontade, tendo deixado sua terra natal e toda a sua segurança para seguir a direção divina.

Abraão morava na terra do Ur- dos caldeus, contemporânea de Jó.

Deus mudou seu nome de Abrão para Abraão. De pai exaltado para pai de multidões.

Era descendente de Sem, filho de Noé.

Abraão é o primeiro patriarca de Israel. Homem que peregrinou sobre a terra que sua geração haveria de receber, homem que creu em Deus de uma forma como nenhum outro.

Junto de Abraão, Sara, também foi citada, por crer e receber um filho em sua velhice.

Homens destacadas como peregrinos dessa terra. Que de longe viram o recebimento das promessas, mesmo sem estarem vivendo nesses dias.

Hebreus 11: 13-16- O escritor faz uma pausa e fala sobre a atitude de tais pessoas.

Não pense que Abraão foi escolhido a toa, sua atitude fé foi impressionante, ao ponto de Deus lhe pedir seu único filho como sacrifício e ele não o negou (Gênesis 22).

Abraão ia matar o seu filho, crendo que Deus o ressuscitaria.

Jesus em seu ministério, fez muitos destaques a grande fé desse homem:

Um bem famoso que representa a fé de Abraão é João 8: 56.

Abraão nos ensina a confiar plenamente em Deus, a andar debaixo de suas direções e sempre crer que Ele é capaz de operar o impossível.

Após a morte de Sara, Abraão se casa com uma mulher chamada Quetura e tem mais 6 filhos. Tendo ao todo 8 filhos.

Abraão morreu com 125 anos.

Isaque- O filho da promessa (Verso 20)

Isaque que vem do Hebraico Yitschaq que significa ele ri.

Filho de Abraão e Sara, pai de Jacó e Esaú. Esposo de Rebeca

Segunda a tradição bíblica, o nome Isaque foi dado a ele porque Sara, sua mãe, riu quando ouviu a promessa de que daria à luz um filho em sua velhice. O nome também reflete a alegria e a surpresa que o nascimento de Isaque trouxe a seus pais, Abraão e Sara, mostrando a fidelidade e o poder de Deus em cumprir Suas promessas.

Isaque seguiu os passos de Abraão, foi temente e obediente a Deus. Peregrinou sobre a terra que foi prometida do seu pai, herdou as promessas e as passou adiante quando abençoou seu filho Jacó.

Isaque morreu com 180 anos, o patriarca que mais viveu (Gn 35: 28-29).

Jacó- De enganador para príncipe (Verso 21)

Jacó que vem do Hebraico Ya íaqob que significa agarrador de calcanhares ou enganador.

Filho de Isaque, neto de Abraão e pai dos 12 patriarcas das tribos de Israel. Esposo de Raquel e Lia.

Filhos de Jacó:

Rubem, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zebulom, Gade, Aser, José, Benjamin, Dã e Naftali.

Jacó ganhou seu nome por ter segurado o calcanhar de seu irmão gêmeo esaú ao nascer, numa tentativa de suplantá-lo e obter a primogenitura. Essa história marca o inicio das lutas pelo poder e benção divina entre os irmãos, culminando em Jacó, sendo abençoado por Deus e tendo seu nome mudado para Israel.

Jacó era bastante inteligente, fez o irmão trocar a primogenitura por um prato de lentilhas (Gn 25: 30-34).

E junto de sua mãe ele rouba a benção que deveria ser entregue ao seu irmão Esaú (Gn 27). Foge para casa de Labão, e recebe 10 vezes mais, pois é engando 11 vezes pelo tio.

Se casa com Lia e Raquel. E no retorno para se reconciliar com seu irmão, ele tem um encontro poderoso com Deus, onde ele é completamente transformado.

Seu nome é trocado de Jacó para Israel.

Israel morreu com 147 anos (Gn 47: 28).

José- O governador (Verso 22)

José que vem do hebraico Yoweph que significa Deus acrescenta ou Deus multiplica.

José, o filho mais querido de Jacó.

José, um dos filhos de Jacó, teve um papel crucial na história de Israel. Ele foi vendido como escravo pelos irmãos, acabou se tornando governador do Egito e desempenhou um papel fundamental na preservação de sua família durante a fome na terra.

A história de José é um exemplo de como Deus pode usar situações difíceis para cumprir Seus propósitos. José é um tipo de Cristo, sendo uma figura que sofreu muito, e no final, foi exaltado e usado por Deus para salvar muitos.

E hoje vamos encerrar com uma frase dita por José que resumiu todo o livro de Gênesis.

Gênesis 50: 20

José morreu com 110 anos, fazendo o povo de Israel jurar que levariam seus ossos para a terra prometida. Nem morto ele queria ficar fora do que Deus ia fazer, já profetizando a libertação do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *